O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta para tempestade em parte do Rio Grande do Sul. Ele é válido até às 10h da sexta-feira (20).
O aviso abrange sobretudo áreas mais ao Norte e Noroeste do Estado. Contudo, o aviso compreende também pequenas porções da Serra, da Região Central e da Fronteira Oeste (confira no mapa).
O Norte e Noroeste já estão sob alertas nos últimos dias, ao ponto de a Defesa Civil estadual emitir avisos de risco de inundação do Rio Uruguai. Desta vez o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
O alerta é laranja, classificado como de “Perigo”, um nível intermediário entre os elencados pelo Inmet. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Segundo a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), o fenômeno é causado por um sistema de baixa pressão combinado ao fluxo de umidade. Juntos, eles favorecem as instabilidades. Na sexta-feira (20), após a vigência do alerta, a tendência é que gradualmente o tempo firme volta a predominar em todo o Estado.