Conforme último relatório da Defesa Civil do RS, divulgado no início da manhã desta terça-feira (5), o Estado tem 60 municípios afetados pela passagem dos temporais. A estimativa é que até o momento cerca de 18 mil pessoas tenham sido prejudicadas de alguma forma pela chuva.
A chuva chegou a deixar quase 1,5 mil pessoas desabrigadas e mais de 2,5 mil desalojadas. No entanto, segundo o relatório, neste momento ninguém está desabrigado. Há sim, ainda, 215 pessoas desalojadas. Há também registro de três casas destruídas e 309 destelhadas.
A Defesa Civil comunica que está atuando para apoiar as comunidades atingidas pelos últimos eventos adversos. Helicópteros da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal estão sendo utilizados nas ações de apoio aos municípios afetados.
O órgão estadual segue, ainda, apoiando os municípios, no monitoramento dos riscos hidrológicos e, nessa etapa pós eventos, nas ações de ajuda humanitária que forem necessárias.
A população pode ajudar entregando doações, especialmente produtos de higiene e limpeza, agasalhos, roupas de cama e gêneros alimentícios não perecíveis.
Ainda na manhã desta terça-feira, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou. Ele prestou solidariedade e confirmou que o Chefe da Defesa Civil Nacional estará no Rio Grande do Sul para verificar o quadro e prestar apoio ao governo do Estado.