PREVISÃO DO TEMPO

Quarta-feira de calor no Norte do RS, e chuva e frio no Sul

O tempo no Rio Grande do Sul vai seguir "dividido" entre dois grandes padrões: chuva no Sul e calor no Norte.

Nuvens escuras ilustrando alerta do Inmet para forte chuva
Foto: Lucas George Wendt/Univates

O tempo no Rio Grande do Sul vai seguir “dividido” entre dois grandes padrões nesta quarta-feira (21), aponta a previsão. Na região Norte, segue a tendência de sol e calor, enquanto no Sul é o tempo instável, com chuva, que predomina.

A massa de ar seco que atua no centro do Brasil segue causando um bloqueio atmosférico. Ou seja, as instabilidades que estão entre a Fronteira Oeste, Campanha, Sul do Estado e parte da Costa Doce não conseguem avançar para as outras regiões gaúchas.

Por conta disso, a quarta-feira tem previsão de instabilidades nessas regiões. Na região Sul, no entanto, são esperadas as precipitações mais intensas, podendo chegar aos 60 milímetros nessa região.

Faz frio no amanhecer, com mínima de 10°C em Pelotas e Caçapava do Sul. Já em Dom Pedrito e Sant’Ana do Livramento, a mínima será de 12°C.

Entre o Centro e o Norte do RS, porém, a nebulosidade será menor e, na maioria das cidades, não há possibilidade de chuva nesta quarta. Segue fazendo muito calor nas cidades de divisa com Santa Catarina. O dia começa com 18°C em Santa Rosa.

No período da tarde, as temperaturas sobem bastante onde não chove. Em Porto Alegre e Passo Fundo, previsão de 28°C. Santa Cruz do Sul com 29°C. E em Frederico Westphalen, o calor pode chegar aos 32°C.

Previsão do tempo para os próximos dias

Na quinta-feira, uma nova frente fria avança para o território gaúcho. Há previsão de chuva forte na Fronteira Oeste, Campanha e Noroeste do RS. Os ventos variam entre 40 e 60 km/h em boa parte do Estado. O mar fica agitado na costa gaúcha. No decorrer da noite, as temperaturas entram em declínio, especialmente na metade Sul.

Porém será na sexta-feira que a frente fria avança para o Centro e Norte do RS. As temperaturas terão forte declínio em todas as regiões, com mínimas ficando abaixo dos 10°C em todas as regiões.