A semana começa com o tempo instável no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão do tempo, a formação de um ciclone extratropical vai provocar chuva volumosa no Estado.
A segunda-feira (4) começa com frio no Estado, durante a tarde a temperatura fica amena no território gaúcho. A nebulosidade vai predominar ao longo do dia e o tempo fica bastante instável na maior parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva para todas as regiões.
Com a formação do ciclone as nuvens carregadas ganham força no Estado. Segundo a Sema RS, há risco de tempo severo e chuva volumosa, variando entre 60 e 90 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 120mm/dia, em áreas da Região Central, Serra, Região Metropolitana, Litoral Norte e Norte do Estado.
Os ventos também ganham mais intensidade no Rio Grande do Sul, entre 40 a 60 km/h, mas pode atingir até 80 km/h nas áreas que estão em alerta para chuva volumosa.
Em Porto Alegre e Gravataí, o tempo fica nublado e instável, há risco de temporal, rajadas de vento, chuva forte e volumosa nesta segunda, mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Em Lajeado, o tempo úmido e instável predominam nesta segunda, há risco de chuva intensa e volumosa ao longo desta segunda, mínima de 12°C e máxima de 22°C
Conforme a Sema RS, na terça-feira (5), o tempo firme com sol entre poucas nuvens retorna, devido à atuação de uma massa ar seco sobre o Rio Grande do Sul.
Mas na quarta-feira (6), com a atuação de uma região de baixa pressão, o tempo volta a ficar instável em parte do Rio Grande do Sul.