Previsão do tempo: RS pode ter máximas acima dos 35°C neste sábado

A forte onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul chegará ao seu ápice neste sábado (12). As temperaturas se elevarão, na maioria das regiões, acima dos 35°C. Mas o tempo começa a mudar pelo Extremo Sul do Estado, com risco de temporais.

Nesta sexta, o INMET registrou 37,4°C em Campo Bom. Mas neste sábado os gauchão ainda vão enfrentar calorão. Porto Alegre pode ter o dia mais quente da primavera, conforme os meteorologistas. Tudo isso antes de uma nova virada do tempo.

Apenas nas cidades do Extremo Sul, como Chuí e Santa Vitória do Palmar, podem ocorrer pancadas de chuva durante o dia. Isso acontece pela atuação de uma baixa pressão no Uruguai. Entre a tarde de sábado e o domingo esse sistema vai formar uma frente fria, que avançará pelo Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, a previsão é de muito sol em todo o Estado. Mais uma vez o índice UV (ultravioleta) pode chegar ao patamar “Muito Alto” em todo o Estado. É preciso ter cuidados com a exposição ao sol prolongada e não esquecer o uso do protetor solar. Também é recomendável o uso de óculos de sol.

Neste sábado, porém, a umidade aumenta sobre o Rio Grande do Sul. Ela amplifica a sensação de desconforto causada pelo forte calor. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), deve-se evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Calor de verão

Mínimas já elevadas em todas as regiões, com 22°C em Torres, Santa Maria e Pelotas; e de 24°C em Uruguaiana e Alegrete. Máximas de 38°C em Santiago, 37°C em Lajeado, Santa Maria e Cruz Alta; e de 36°C em Bagé.

Em Forno Alegre, dia de muito sol e maçarico ligado. Mínima de 22°C e máxima de 36°C. Quem foi para a praia, poderá até aproveitar a beira da praia. O mar ainda vai estar frio. Capão da Canoa terá 30°C; Torres, 29°C; e Tramandaí, 28°C.