O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta para onda de calor para parte do Rio Grande do Sul. O aviso é válido a partir do meio dia de amanhã (21) e vai até às 18h de domingo (24).
Segundo o Instituto, a previsão é de temperatura 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias. Há risco à saúde, diz o Inmet. Em caso de emergência, a recomendação do Inmet é acionar a Defesa Civil no 199.
O alerta abrange outras regiões do País, mas deve ser mais intenso sobretudo para a região centro-oeste, que está em alerta vermelho. No RS, estão de sobreaviso áreas mais ao norte e noroeste (confira no mapa).
As temperaturas um pouco mais altas vão ocorrer mesmo com a previsão de pancadas de chuva ou céu nublado no RS. É justamente a presença do calor, uma área de alta pressão, que causa um bloqueio atmosférico e impede que a frente fria abandone o Rio Grande do Sul.
Em Passo Fundo, na Região Norte, o dia mais quente será o sábado (23), que terá máxima de 30°C. Situação semelhante a de cidades localizadas em áreas fora da zona de abrangência do alerta do Inmet. Em Porto Alegre, por exemplo, há expectativa de chuva moderada na quinta-feira (21), com máxima de 31°C.
Em Pelotas, na Região Sul, deve chover na quinta-feira, com máxima de 25°C. Em Santa Maria, na Região Central, fará 30°C na quinta e no sábado (23).
Em áreas fronteiriças o fenômeno se repete. Em Bagé, o dia mais quente será a quinta-feira, com máxima de 27°C e previsão de chuva moderada. E em Uruguaiana, as máximas ultrapassam os 30°C na quinta e no sábado, ainda com pancadas de chuva na quinta.
- Agora no Tempo
- Cotidiano
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Noroeste
- Região Norte
- Rio Grande do Sul
- Agora no Tempo
- Bagé
- calor
- Chuva
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Passo Fundo
- Pelotas
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Rio Grande do Sul
- Santa Maria
- Temperatura
- tempo
- tempo agora rs
- Uruguaiana