O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou os alertas para tempestades no Rio Grande do Sul. Juntos eles cobrem todo o território gaúcho e vão até o fim desta terça-feira (17). Segundo a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), a situação do clima é causada pelo avanço de uma frente fria pelo oceano.
O aviso de maior perigo é representado pela cor vermelha e abrange áreas da metade norte do Estado (confira nos mapas). Em ambos, o volume de chuva esperado é superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo.
Ele é válido até até às 15h. Contudo, conforme o próprio Inmet, estas regiões devem permanecer com chuva pelo menos até o fim da tarde da quarta-feira (18). Isso porque, afora o alerta vermelho, há outros dois para hoje.
Um laranja, de intensidade intermediária, válido até o fim do dia para praticamente toda metade norte do Estado (confira no mapa). Já a área que resta ao sul também está sob alerta para chuva pelo mesmo período, só que amarelo, de menor intensidade.
Para quarta-feira (18), há previsão de tempestade para áreas mais extremas do Norte-Noroeste, afirma o Inmet. Previsão atestada pela Sema-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), que prevê que a chuva segue moderada a forte com descargas elétricas nessas regiões. O tempo ensolarado deve voltar na sexta-feira (20)