O Sábado de Aleluia será marcado por uma mudança brusca no tempo. Áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul e trazem chuva para o Oeste e Norte gaúcho. Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), há risco para temporais.
A chuva está associada a um sistema de baixa pressão atmosférica. Ele avançará da Argentina entre a madrugada e a manhã deste sábado para as cidades de fronteira com os hermanos.
Na metade do dia, a chuva chega, com força, na região Norte e Central do Estado. As precipitações vão se concentrar nessas regiões, enquanto que na Campanha e no Sul do RS chove muito pouco neste sábado. O sol deve predominar na maior parte do dia.
Por conta das instabilidades, o INMET alerta para o risco de temporais. As áreas sob aviso são Fronteira Oeste e parte da Campanha. Conforme o órgão, há chance para volumes acumulados de chuva entre 50 a 100 milímetros, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No amanhecer, temperaturas amenas. Mínima de 14°C em Candiota; 15°C em Santa Cruz do Sul; 16°C em Passo Fundo e 18°C em Caxias do Sul. À tarde, máximas ainda elevadas. Faz 28°C em Três Passos; 25°C em Santa Maria; 27°C em Uruguaiana e apenas 22°C no Chuí.
Em Porto Alegre, o sábado começa com sol, mas pode chover ao longo do dia. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.
Para o domingo, o Rio Grande do Sul deve ter chuva volumosa em diversas regiões. Conforme a previsão, a áreas mais suscetíveis às pancadas fortes são Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul.