O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta para tempestades no Rio Grande do Sul. O último aviso vai até o fim da quarta-feira (20).
Segundo o Instituto, os volumes devem ser maiores nesta terça (19), com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Há previsão de ventos intensos (60-100 km/h) e eventual queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Na quarta, o volume deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Mas o risco de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo permanece.
Os alertas valem para praticamente todo o Estado. Somente nesta terça é que não devem ser atingidas áreas mais extremas do Sul, da Campanha e da Fronteira Oeste (confira o mapa abaixo).
Chuva até sexta-feira
Segundo a Sema-RS (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), na quinta-feira (21), as instabilidades voltam a se intensificar e há risco de temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento na maioria das regiões gaúchas. Isso devido ao fluxo de umidade, baixa pressão e passagem de uma frente fria pelo oceano.
Os acumulados vão variar entre 20 e 40 mm/dia na metade Sul, chegando pontualmente aos 50 mm/dia na Campanha, no Sudeste e na Região Metropolitana. A tendência é que as instabilidades sigam atuando na sexta-feira (22) com maiores volumes na metade Sul do território gaúcho.