O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para tempestades no Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos para o decorrer desta segunda-feira (30).
No mais alarmante dos dois, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta é laranja, uma zona intermediária de intensidade entre as elencadas pelo Instituto, e abrange áreas mais ao Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte (confira no mapa). Devem ser atingidas cidades como Torres, Caxias do Sul, Passo Fundo e Ijuí.
O outro alerta é amarelo, mais brando que o anterior. Ele compreende regiões da metade sul do RS (confira no mapa). Devem ser atingidas cidades como Pelotas, Bagé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana.
Neste caso, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Mesmo assim, em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de emergência.
- Agora no Tempo
- Cotidiano
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Rio Grande do Sul
- alerta inmet
- Alerta laranja, tempestade
- Bagé
- bombeiros
- Cachoeira do Sul
- Caxias do Sul
- Chuva
- Defesa Civil
- Ijuí
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Litoral
- milímetros
- mm
- Noroeste
- Norte
- Passo Fundo
- Pelotas
- Rio Grande do Sul
- RS
- Serra
- Tempestade
- torres
- Uruguaiana