PREVISÃO DO TEMPO

Frio ganha força no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para o risco de geada por causa do frio intenso previsto

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini (arquivo)
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini (arquivo)

O Rio Grande do Sul vai ter uma terça-feira de frio intenso, aponta a previsão do tempo. As mínimas devem ser menores que as registradas nesta segunda (12). A mínima foi de 0,9°C em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.

Nesta terça, porém, a massa de ar frio que atua sobre o Estado deve se intensificar. As mínimas variam ente 2°C e 3°C na metade Norte, no Centro, na região da Campanha, no Sul e na Costa Doce. Nas demais regiões, as temperaturas devem ficar entre 4°C e 6°C.

Por causa do frio intenso previsto, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para o risco de geada. Grande parte do RS está sob alerta laranja, com temperaturas mínimas menores que 3°C. Há risco de perda de plantações.

O tempo frio e seco – ou seja, sem chuvas – deve permanecer no RS até, pelo menos, a quinta-feira (15).

Situação dos rios no RS

Os rios variam em limiares de normalidade, com tendências de estabilidade ou declínio no Rio Grande do Sul.

Na Região Hidrográfica do Uruguai, todas as estações apresentam variações em limiares de normalidade.

Na região do Guaíba, os rios Gravataí e Jacuí apresentam cota em atenção, mas com tendência de estabilidade e declínio, já os demais rios da bacia seguem variando em limiares de normalidade.

As Bacias Litorâneas, têm rios variando em limiares de normalidade, porém sem informações atualizadas de nível tanto no litoral quanto na Lagoa dos Patos