Rio Grande do Sul - Uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão traz instabilidades ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13), aponta a previsão do tempo. O Estado tem alerta para tempestades isoladas com chuva moderada a forte, descargas elétricas e rajadas de vento.
A mudança no tempo ocorre após dias de tempo firme e temperaturas amenas. A formação de uma área de baixa pressão que se desloca do Paraguai em direção ao Sul do Brasil organiza nuvens de chuva.
As precipitações atingem a região da Fronteira Oeste nas primeiras horas da manhã. É para estas regiões que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta. Há risco de tempestades entre a Fronteira Oeste e região Noroeste.
Ainda no decorrer da manhã, as instabilidades associadas a esta frente fria avançam para as regiões Noroeste, Central e da Campanha. As precipitações seguem ao longo do dia, com intensidade em alguns momentos.
Entre o Norte, a região Sul, a Costa Doce, região metropolitana e Serra, as pancadas devem ocorrer a partir da tarde, de acordo com os modelos meteorológicos.
Volumes de chuva
Os acumulados de chuva podem variar entre 40 e 80 mm/dia no Sul, na Fronteira Oeste, nas regiões Noroeste, Norte, metropolitana, Central e da Costa Doce.
Entre pontos do Norte, Serra gaúcha e Litoral Norte, no entanto, o impacto da frente fria será menor. A chuva sequer chega a 10 mm. Na região metropolitana, as precipitações podem chegar a 30 mm, conforme a previsão.
Além disso, o Litoral enfrenta rajadas de vento entre 50 e 75 km/h.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Chuva
- frente fria
- Tempo agora
- Tempo no RS