Uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, vai provocar chuva no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (6), aponta a previsão do tempo. O contraste entre as instabilidades, impulsionadas por ar mais gelado, com o ar quente e úmido vindo do centro do Brasil pode provocar temporais.
Conforme a previsão do tempo, esses dois fatores vão contribuir para a formação de áreas de instabilidade. As nuvens de chuva podem provocar precipitações de moderadas a forte. Há risco de descargas elétricas e eventual queda de granizo.
As chuvas causadas pela frente fria começam pela fronteira com o Uruguai ainda na madrugada de sexta-feira (6). Ainda pela manhã, se espalham e atingem a região Central, da Campanha e Sul do Estado.
De acordo com os modelos meteorológicos, entre o fim da manhã e o início da tarde, as precipitações se espalham por todas as regiões. E os núcleos de chuva seguem atuando entre o fim da tarde e a noite de sexta-feira.
Por causa da frente fria, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul.
Volumes de chuva expressivos
Os acumulados ficam entre 60 a 80 mm/dia (milímetros por dia), podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia em áreas da Campanha, Sul, Noroeste, Norte e entre a Serra e o Litoral Norte. Nas demais regiões, no entanto, os acumulados ficam abaixo de 50 mm/dia.
O vento varia entre 60 a 70 km/h (quilômetros por hora). As rajadas podem atingir os 90 km/h associadas aos temporais.
- Agora no Tempo
- Brasil e Mundo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Chuva
- frente fria
- Tempo agora
- Tempo no RS