A formação de uma nova frente fria, que passa pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10), provoca chuva em todas as regiões. As instabilidades, que já atuam desde quarta-feira no Oeste gaúcho, devem ganhar força e se espalhar para as demais regiões.
Há alerta para o risco de temporais em quase todo o Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, as regiões com maior probabilidade de tempestades são Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Sul, região metropolitana e Litoral. Apenas no Noroeste, no Norte e Serra a probabilidade de temporais é menor.
O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) coloca quase todo o RS sob o alerta de temporal. Apenas o Extremo Sul e os Campos de Cima da Serra estão fora da advertência.
De acordo com o órgão, a chuva no RS pode ser de forte intensidade. As tempestades podem ser acompanhadas de raios durante a sexta-feira. Em alguns pontos, podem ocorrer temporais com rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.
Por conta da nebulosidade e da chuva, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 14°C em Santana do Livramento; 18°C em Santa Maria e 20°C em Encruzilhada do Sul. Já as máximas devem ser de 26°C em Torres; 23°C em Pelotas e 21°C em Santa Vitória do Palmar.
A chuva deve prosseguir em todas as regiões no sábado. No entanto, os meteorologistas projetam que as instabilidades devem perder força. O Domingo de Dia das Mães deve ser de sol entre nuvens e friozinho no RS.