O feriadão de Páscoa deve ser típico de outono conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente. A folga prolongada começará com sol, mas deve terminar com chuva e friozinho, de acordo com a previsão.
Nesta quinta-feira (18), o tempo seco predomina no estado. No entanto, a nebulosidade aumenta e pode ter chuva isolada devido a circulação de ventos úmidos do mar nas cidades próximas da Lagoa dos Patos.
O tempo fica mais seco na sexta-feira. O ar frio ainda predomina à noite, mas a temperatura deve subir à tarde.
A chuva deve voltar ao Estado entre o sábado e o domingo, quando uma nova frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul. Além de chuva, há possibilidade de temporais isolados, principalmente na metade Norte.
Na segunda-feira, o ingresso de uma massa de ar seco afastará a nebulosidade. Como o sistema está acompanhado de ar de origem polar, haverá o declínio da temperatura.
A partir da terça-feira, a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com predomínio de sol e temperaturas baixas em todas as regiões e valores inferiores a 10°C em diversos municípios.
Até quarta-feira (24), os volumes previstos de chuva devem ser inferiores a 20 mm em parte da Campanha e no Sul. No restante das áreas, os totais previstos oscilarão entre 35 e 70 mm na maioria das localidades.
No Planalto, Serra do Nordeste e no Litoral Norte os índices deverão variar entre 80 e 100 mm, podendo superar 120 mm nos Campos de Cima da Serra.