PREVISÃO DO TEMPO

Domingo terá calor e chuva no Rio Grande do Sul

Instabilidades associadas a uma frente fria não conseguem avançar para todas as regiões gaúchas. Faz calor em grande parte do RS

A previsão indica que o tempo no Rio Grande do Sul vai ficar divido entre dois padrões de tempo. No Sul, há condições de chuva e trovoadas. Na Metade Norte e Centro do RS, o calor predomina com sol e algumas nuvens.

A previsão aponta que uma área de baixa pressão organiza nuvens de chuva entre o Uruguai e o Sul do Estado. Esse sistema dá origem a uma frente fria. Mas o bloqueio atmosférico, com ar seco e quente atuante no centro do Brasil, segue impedindo a passagem de frentes frias para Santa Catarina e Paraná.

Pelo contrário: essa condição empurra para o território gaúcho a nuvem de fumaça das queimadas que atingem o Centro do País. Muitas cidades vão ter degradação da luz do sol por causa da quantidade de partículas de fuligem na atmosfera.

Próximo do Uruguai, o sistema de chuvas permanece quase estacionado entre a Fronteira Oeste, Campanha, parte da Costa Doce e Sul do RS. Os modelos previsão apontam possibilidade de precipitações entre 30 a 50 milímetros nessas regiões.

Na região metropolitana, Serra e Litoral Norte, há maior nebulosidade. Existe possibilidade de precipitação, mas com valores baixos. Em algumas cidades, por exemplo, pode garoar, mas não em quantidade suficiente para registrar 1 milímetro.

Calor em parte do RS

A região Norte do RS terá temperaturas dignas de verão neste domingo (8). O corredor de ventos que traz a coluna de fumaça também provoca aumento das temperaturas. Essa condição será mais notável entre o Noroeste e o Norte e, em menor escala, na região da Serra. Em Santa Rosa, máxima de 33°C. Palmeira das Missões, 31°C. E em Vacaria, 29°C.

Onde chove, faz menos calor. Em Pelotas, por exemplo, a temperatura máxima chega aos 17°C. Bagé terá 19°C de máxima, enquanto Quaraí 20°C.