O avanço de uma frente fria vai provocar instabilidades generalizadas no Rio Grande do Sul neste domingo (27). Há previsão de chuva forte e persistente ao longo do dia. Há risco de temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h.
Cnforme a previsão da Defesa Civil do RS, o fenômeno está associado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão. Esse sistema favorece a formação de nuvens carregadas e tempestades.
O cenário mais crítico ocorre durante a madrugada de domingo. A combinação entre umidade, calor e pressão atmosférica favorecerá temporais com descargas elétricas, granizo e vento forte nas regiões Oeste, Missões e Centro.
Os volumes acumulados devem variar entre 20 e 50 mm na maior parte do Estado, podendo ultrapassar os 60 mm em algumas áreas.
As regiões com maior risco de acumulados elevados — entre 60 e 100 mm — são Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Taquari, Sinos e Caí, Noroeste, Campanha, região Central do Estado. Além disso, há risco em partes do Oeste, Sul e Litoral Norte e Médio.
A Defesa Civil do RS e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantêm alertas em vigor para o período.