A Defesa Civil estadual mantém o risco de chuva forte, eventual queda de granizo e rajadas de vento para as próximas horas em parte do Rio Grande do Sul. A informação foi repassada em boletim meteorológico publicado no começo da tarde desta sexta-feira (8).
A instabilidade acontece devido ao avanço da frente fria pelo oceano. O alerta é válido para as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sul e da Campanha. Nas demais áreas do Estado, ocorre chuva fraca a moderada.
Na madrugada e manhã do sábado (9), a previsão é de chuva moderada a forte em áreas da metade Sul. Há chance para temporais pontuais e acumulados entre 20 a 30 mm/dia, chegando pontualmente aos 40 mm/dia na Campanha gaúcha. No extremo Norte, os volumes ficam em torno dos 20 aos 40 mm/dia.
No domingo (10), as instabilidades devem retornar sobre a metade Norte, mas com chuvas fracas a moderadas com acumulados entre 10 a 20 mm/dia em pontos isolados. A tendência é de que na segunda-feira (11) as tempestades, chuvas intensas e transtornos associados retornem à metade Sul.
Rios em estabilidade
Após as enchentes registradas ao longo da semana no Rio Grande do Sul, a maioria dos principais rios do Estado caminha para uma situação de estabilidade, afirma o governo do Estado. Agora, a elevação das águas está ocorrendo de forma bem mais lenta. Desse modo, segundo as autoridades, o risco de desastres e estragos tende a diminuir.
Embora as perspectivas sejam positivas no momento, há previsões de volta de chuvas para a próxima semana na metade sul do Estado, o que pode provocar alterações nesse regime. As autoridades e a população devem ficar atentas aos avisos e alertas da Defesa Civil.