O CPTEC (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu um alerta para tempestades válido para o Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, podem ocorrer chuva forte, ventos intensos e até queda de granizo.
A instabilidade é causada pelo avanço de uma frente fria sobre o Estado. Todo o Rio Grande do Sul pode ser atingido por pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, segundo a previsão.
“Localmente a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e também vir acompanhada de rajadas de vento”, aponta o órgão. O CPTEC ainda destaca que “a condição para temporais é mais elevada entre a manhã, tarde e noite”.
Alerta do INMET
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também destacou em seu site a possibilidade de temporais. De acordo com o órgão, as condições são favoráveis a tempestades com chuva intensa, ventos e queda pontual de granizo.
As áreas sob a advertência são Campanha, Sul, Fronteira Oeste e região Central. As demais partes do Estado possuem alerta para tempestades apenas para amanhã.
Defesa Civil reforça risco
A Defesa Civil também advertiu para a possibilidade de eventos climáticos adversos nesta segunda. De acordo com o órgão podem ocorrer tempestades com severidade moderada.
São esperadas chuvas intensas, rajadas de vento e granizo em pontos isolados da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Rio Grande do Sul.