PREVISÃO DO TEMPO

Chuva persiste em parte do RS, com alerta para temporal

Uma frente fria ainda atua na metade Norte do Estado com chuva forte. Há dois alertas de temporal vigentes no Rio Grande do Sul.

Imagem do Centro Histórico de Porto Alegre, capital do Estado do RS, em dia nublado com chuva.
Crédito: Rodger Timm / PMPA

As condições de chuva persistem em parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13). Há dois alertas vigentes para temporais. O fenômeno da chuva preta pode se repetir.

De acordo com a previsão, uma frente fria atua no RS, principalmente na metade Norte do Estado. O sistema deve manter chuvas moderadas a fortes com temporais isolados. Por conta dessas condições, o INMET (Instituto Nacional de Metereologia) publicou novos alertas para o Rio Grande do Sul.

O primeiro deles é um alerta laranja de tempestade entre o Noroeste, Norte, além de parte da Serra e Litoral Norte do RS. O segundo é um alerta amarelo de tempestade entre a Fronteira Oeste, região Central, região dos Vales, região metropolitana e Costa Doce. A advertência também abrange parte da Serra, do Litoral Norte e o Sul do RS.

Os acumulados entre de 40 a 60 mm/dia, conforme a Sala de Situação da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente). Nas demais regiões, a nebulosidade é significativamente menor. Por isso, a chuva segue fraca a pontualmente moderada e sem volumes expressivos.

As temperaturas pela manhã ficam em torno dos 11 e 18°C, e as máximas entre 17 e 22°C. A partir da tarde, podem ocorrer rajadas de vento entre 45 e 60 km/h no Nordeste e na Serra gaúcha.

O que é a chuva preta

A chuva preta demanda cuidados pois pode contaminar o solo, a vegetação e os recursos hídricos. Além disso, o fenômeno pode afetar a qualidade do ar e causar problemas respiratórios. O contato e o consumo da água não são indicados, pois há risco de contaminação do corpo humano pelas toxinas presentes.