A previsão do tempo aponta a persistência da chuva em parte do Rio Grande do Sul no domingo (8). Para este sábado (7), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já havia alertado para tempestades na metade norte.
Segundo a Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), as chuvas são causadas por uma região de baixa pressão, somada ao fluxo de ar do norte do país e a uma frente fria. Juntas, elas favorecem um grande volume de precipitações.
Por isso, a Secretaria não descarta transtornos associados a tempo severo e aos acumulados. Eles podem chegar a 60 mm/dia nas regiões Norte, nos Vales, na Região Metropolitana, no Nordeste e no Litoral Norte.
Já o Inmet prevê para o domingo que as chuvas devem ser mais intensas em áreas mais extremas do Norte (confira no mapa). O novo alerta emitido é vermelho, classificado como de “Grande Perigo”. O aviso abrange todo o estado de Santa Catarina e partes do Paraná e de São Paulo.
A partir de segunda
Conforme o boletim da Sema, na segunda (9) e na terça-feira (10), o tempo permanecerá estável com sol entre nuvens em todo o RS. Isso devido à influência de uma massa de ar seco.
Entretanto, na quarta (11) e quinta-feira (12) espera-se que uma nova baixa pressão, somada ao fluxo de umidade e a uma frente fria retornem. Elas vão trazer chuvas volumosas e tempestades para praticamente todas as regiões do Estado.
A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), já trouxe esse prognóstico. Conforme a Secretaria, a próxima semana será de muita umidade no Estado.
Rios
Com os elevados volumes de chuva, os rios das principais bacias do estado deverão apresentar níveis em elevação. A tendência, segundo a Sema, é que, nas regiões onde há previsão de muita chuva, os rios ultrapassem os limiares de inundação.