Previsão do Tempo

Calor intenso precede virada do tempo no Rio Grande do Sul

Domingo terá calor intenso em grande parte do RS, mas previsão é de chuva na fronteira com o Uruguai. Confira os detalhes:

Nuvens escuras ilustrando alerta do Inmet para forte chuva
Foto: Lucas George Wendt/Univates

O calor ganha ainda mais força no Rio Grande do Sul neste domingo (17), aponta a previsão do tempo. No entanto, uma nova frente fria deve trazer chuva às cidades mais próximas com a fronteira com o Uruguai na segunda metade do dia.

Conforme a previsão do tempo, o RS terá um domingo de intenso calor. O dia ensolarado da manhã vai se tornar em quente e abafado já por volta do meio-dia, quando as temperaturas passam dos 30°C em grande parte do Estado.

Entre a Fronteira Oeste, Campanha e região Sul, a frente fria traz chuva entre o fim da manhã e o início da tarde. Por conta disso, as máximas não serão tão elevadas quanto no restante do Rio Grande do Sul. Alegrete e Rosário do Sul, por exemplo, terão máxima de 30°C.

Nas outras regiões gaúchas, em especial na Metade Norte, o ingresso de ar quente do centro do país provoca rápida elevação das temperaturas. Máximas de 36°C em cidades com Santa Maria, Porto Alegre e Sapucaia do Sul; 35°C em Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Ibirubá; e 34°C em Três Passos e Panambi.

Chuva e possibilidade de temporais

Na parte da tarde, a previsão do tempo aponta que a chuva atinge a região Central do Rio Grande do Sul e a Costa Doce. As chuva previstas tem intensidade moderada. Os volumes de precipitação são baixos, mas podem ocorrer rapidamente, o que pode trazer transtornos.

No entanto, podem estar acompanhadas de descargas elétricas. Além disso, há risco de temporais isolados e eventuais rajadas de vento entre 50 a 70 km/h (quilômetros por hora).

Apesar da previsão de chuva, as instabilidades não avançam em direção a todas as regiões gaúchas. As instabilidades “param” por causa do ar quente que ainda impede o avanço da nuvens de chuva.

Vai ser só na segunda-feira, com uma nova reorganização de uma nova frente fria, é que as instabilidades atingem todas as regiões gaúchas.