O tempo mudar a partir desta terça-feira (21) no Rio Grande do Sul. O calor vai anteceder uma nova virada no tempo, com outro episódio de chuvas intensas no Estado na quarta-feira (22).
Novas áreas de instabilidade vão avançar do Uruguai, trazendo chuvas e temporais isolados para o Rio Grande do Sul por causa da influência de uma área de baixa pressão e fluxo de umidade. O tempo começa a mudar entre o fim da tarde e o início da noite desta terça-feira (21).
Há risco de temporais pontuais com descargas elétricas, chuva pontualmente forte e eventual queda de granizo sobre a Fronteira Oeste, a Campanha, o Centro e o Sul no fim do dia. Nessas regiões são esperados os maiores volumes de precipitação, variando entre 10 e 40 milímetros.
Nas outras regiões gaúchas, o sol predomina entre nuvens. Faz calor, com temperaturas passando dos 30°C em diversas regiões por causa do vento úmido que sopra de Norte. E as altas temperaturas podem levar a ocorrência de pancadas isoladas, em cidades do Noroeste, Norte e Serra.
Porto Alegre deve ter dia de sol entre nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 32°C. Não há indicativo de chuva durante a quarta-feira. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a mínima prevista é de 16°C. A máxima chega aos 32°C. O volume de precipitação previsto é de 25 milímetros. Caxias do Sul, na Serra, pode ter pancadas isoladas de chuva. Mínima de 14°C e máxima de 31°C.
Na quarta-feira, uma frente fria organiza as instabilidades sobre o território gaúcho. Astempestades ganham força e se espalham pelo Estado, devido ao lento avanço deste sistema de baixa pressão pelo oceano.
A Sala de Situação adverte para o risco de transtornos por conta dos temporais e pelas chuvas fortes, especialmentena metade Sul e Centro-Norte, onde os volumes variam entre 50 e 75 mm/dia. A tendência é que as chuvas fortes persistam sobre a faixa Norte na quinta-feira (23).