PREVISÃO DO TEMPO

Calor ganha força no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Algumas cidades entre o Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul terão intenso calor, com máximas próximas de 35°C, indica a previsão do tempo.

Por do sol na Orla do Guaíba, em Porto Alegre.
Sol entre nuvens na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

O calor vai ganhar força no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (9), indica a previsão do tempo. As temperaturas vão subir bastante, se comparadas a esta segunda-feira. Algumas cidades terão máxima próxima de 35°C.

As instabilidades que atuaram desde o fim de semana entre a Fronteira Oeste, Campanha e Sul do RS se afastam para alto mar. O bloqueio atmosférico no centro do país favorece o ingresso de um intenso fluxo de ar quente no território gaúcho. O resultado será uma acentuada elevação das temperaturas em todo RS.

Algumas cidades do RS podem ter mínimas na casa de 20°C na madrugada desta terça-feira. É o caso de Passo Fundo, Marau e Planalto. Em Alegrete, a mínima prevista é de 18°C, enquanto em Porto Alegre é de 17°C.

O calor no período da tarde será muito elevado para esta época do ano. Embora estejamos próximos da Primavera, temperaturas acima dos 30°C na primeira metade de setembro não são comuns. Tenente Portela tem previsão de máxima de 35°C; Iraí, 34°C; Santa Maria e Porto Alegre, 30°C; e Pelotas, 25°C.

Diante dessa situação, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para onda de calor em parte do Rio Grande do Sul.

Chuva volta na quarta e quinta-feira

Na quarta-feira (11), as chuvas retornam nas regiões Sul e fronteira com o Uruguai, devido a passagem de uma nova frente fria, e há possibilidade de chuviscos na região metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados, no entanto, ficam abaixo de 10 mm/dia.

Na parte da tarde, há previsão da ocorrência de rajadas de vento em torno de 40 a 65 km/h em toda a metade Sul, Missões e Centro do Rio Grande do Sul.

A tendência é que, na quinta-feira (12), com o avanço da frente fria, as chuvas avancem para todo o Estado. No entanto, os volumes totais serão baixos. Até o momento não há previsão de temporais.