Previsão do Tempo

Após calorão, tempo vira no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria e um ciclone extratropical vão passar pelo RS. Há alerta para a possibilidade de temporais.

Um dia após o Rio Grande do Sul registrar a quarta maior temperatura já registrada para um mês de outubro, o tempo vai voltar a ficar chuvoso no Estado. Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria e um ciclone extratropical vão passar pelo RS. Há alerta para a possibilidade de temporais, conforme os institutos de meteorologia.

As instabilidades já atingiram, nesta terça-feira, áreas do Extremo Sul do Estado. No entanto, até o momento, não há registro de transtornos na região. Ao longo das próximas horas, as nuvens se espalham também na Fronteira Oeste e deve chover.

Por conta da atmosfera muito quente devido ao dia de hoje, há risco para temporais. Isso ocorre porque as nuvens de chuva se alimentam de calor e umidade. Por conta disso, a Defesa Civil aponta possibilidade, para qualquer cidade gaúcha, de chuvas intensas e ventos fortes. Também pode ocorrer queda de granizo, mas de maneira isolada.

Ao longo da quarta-feira (2), as instabilidades avançam. Embora a atmosfera tenha esfriado um pouco por conta do período noturno, ainda podem ocorrer chuvas intensas em todas as regiões gaúchas ao longo do dia. Apenas nos Campos de Cima da Serra o risco é bastante baixo disso ocorrer.

As temperaturas caem com a passagem das instabilidades. Mínima prevista de 14°C em Candiota; de 12°C em Santa Maria e de 21°C em Erechim. Máximas bem mais amenas, com 19°C em Santana do Livramento; 25°C em Santa Cruz do Sul e de 27°C em Passo Fundo.

Na Capital, o dia deve começar nublado e a chuva deve começar apenas a partir do meio da tarde. Mínima de 23°C e máxima de 27°C.