PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do tempo no RS para quarta (2) indica chuva e temperaturas amenas

Instabilidades atingem o estado já na madrugada; regiões do Norte e Serra devem concentrar maiores acumulados

Céu nublado mas sem chuva, com o topo de uma palmeira no canto da imagem
Foto: Victor Caprioli de Freitas / Agora RS

Rio Grande do Sul - A previsão do tempo projeta chuva para o Rio Grande do Sul na quarta-feira (2). Além disso, as temperaturas seguem em declínio em todo estado.

Conforme a previsão, a chuva chega já na madrugada pelo extremo Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Já nas primeiras horas da manhã pode chover mais forte nas proximidades de Alegrete, São Gabriel, Minas do Camaquã e Arroio Grande.

No final da manhã e início da tarde, boa parte do território gaúcho já estará com algum tipo de formação de nuvens, podendo haver chuviscos.

A essa altura, os maiores cumulados estarão em áreas da Região Central, Costa Doce, Fronteira Oeste, Norte e Serra, com destaque para a região de São Francisco de Assis.

No meio da tarde, a chuva estará quase toda concentrada no Nordeste gaúcho, como já havia apontado o Inmet. A chuva deve ser mais forte nas Regiões de Encantado, Três Coroas e Sarandi. Com o avançar da tarde a tendência é que as instabilidades se dissipem.

O que diz a Defesa Civil

Conforme a Defesa Civil, em áreas do Nordeste, Serra, Litoral Norte e parte da Região Metropolitana há condição para chuva moderada a pontualmente forte, com volumes entre 30 e 60 mm/dia, enquanto no Sul, parte do Oeste e Campanha, há condição para chuvas persistentes e pontualmente volumosas, com volumes de até 90 mm/dia. Nas demais regiões do Estado, os volumes de precipitação esperados são inferiores a 30 mm/dia.

As rajadas de vento associadas às instabilidades oscilam entre 50 e 70 km/h. A tendência é que, na quinta-feira (3), esse sistema de baixa pressão se desloque para o alto mar. Entretanto, ainda são esperadas pancadas de chuva fraca a moderada intensidade, com eventuais trovoadas nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste, mas sem acumulados expressivos, se comparados ao dia anterior. Os volumes acumulados ficam entre 5 e 20 mm/dia, e há condições de chuviscos/chuva fraca na metade Norte do Estado.

Ao final da vigência desse aviso, os acumulados poderão variar entre 30 e 90 mm no Sul, Campanha, Oeste, Nordeste, Serra, Litoral Norte e parte da Região Metropolitana. Nas demais regiões, os acumulados são inferiores a 30 mm.