PREVISÃO ESTENDIDA

Previsão indica chuva irregular na última semana de 2024 no RS

Fim de semana terá tempo firme no RS. Mas a previsão aponta chance de chuva irregular na véspera de Ano-Novo e no dia 1° de janeiro. Confira a previsão:

Céu com nuvens escuras e chuva caindo, com uma torre de telecomunicações ao fundo.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

Saiu o último Boletim Integrado Agrometeorológico do ano de 2024. O informe é realizado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

A previsão para os próximos dias indica um fim de semana de tempo firme no Rio Grande do Sul. Mas, na próxima semana, são esperadas chuvas entre segunda (30/12/2024) e quarta (1/1/2025).

No entanto, os prognósticos para os próximos sete dias indicam chuvas irregulares por todo o estado. Os acumulados terão baixos volumes, ocorrendo principalmente em áreas do Oeste, Noroeste e Centro do território gaúcho.

Confira a previsão para os próximos dias

Sábado (28/12)

Um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo estável na maioria das regiões. Apenas na região do Extremo Sul gaúcho podem ocorrer pancadas de chuva por causa da atuação de um ciclone em alto mar.

Domingo (29/12)

Uma área de baixa pressão se formará entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, afastando o sistema de alta pressão. A nebulosidade aumenta, criando condições para a precipitação de intensidade fraca no período entre a tarde e a noite sobre a Região das Missões, Região Noroeste e ao longo da divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, o tempo segue com sol entre nuvens e temperaturas amenas.

Segunda-feira (30/12)

O sistema de baixa pressão provocará o aumento gradativo da instabilidade e, por consequência, da nebulosidade sobre o Estado. Haverá uma elevação nas temperaturas. Na divisa com SC, entre as regiões Norte e Campos de Cima da Serra, haverá a possibilidade para ocorrência de precipitação de intensidade fraca em pontos isolados.

Terça-feira (31/12)

As áreas de instabilidade se intensificam concentrando as áreas de instabilidades no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste, na Região Central, nas Missões, no Noroeste, no Norte, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra. Há previsão de chuvas esparsas nessas regiões.

Quarta-feira (1/1/2025)

As áreas de instabilidade se espalham por todo o Estado, mantendo as temperaturas em elevação. Por este motivo, as chances para a ocorrência de precipitação de forma irregular, porém com intensidade variando de fraca a moderada, aumentarão sobre a maioria das regiões.