Uma tempestade de granizo com fortes ventos atingiu bairros de Porto Alegre, especialmente na área central, na tarde desta quinta-feira (16). Entregues pela prefeitura nesta semana, os totens de monitoramento climático apuraram que houve quantidades distintas de chuva nos bairros da cidade.
O totem do bairro Arquipélago registrou a maior quantidade de chuva até as 16h30: 22,9 milímetros. Já o da Lomba do Sabão, perto do limite com Viamão, apontou 0,6 milímetro no mesmo período, o menor volume apurado pelos novos equipamentos.
Trânsito em Porto Alegre
Às 17h, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registrava oito ocorrências no trânsito, sendo três bloqueios de vias por acúmulo de água e um semáforo fora de operação em razão da tempestade.
Água e esgotos
O Dmae mantém equipes nas ruas e monitora os reflexos da tempestade. As Ebaps (Estações de Bombeamento de Águas Pluviais) 9 (Sarandi) e 17 (Centro Histórico) registravam falta de energia elétrica até 17h. A CEEE Equatorial foi acionada para atuar nesses pontos.
Ocorrências
A Secretaria de Serviços Urbanos registrava ao menos quatro ocorrências de queda de árvores/galhos em decorrência da tempestade, assim como a Defesa Civil tinha recebido um pedido de lona em razão de destelhamento.