Atenção redobrada

Porto Alegre entra em estado de alerta para cheia do Guaíba

Conforme a Defesa Civil, há possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas de Porto Alegre.

Cheia do Guaíba em 2020. Foto: Defesa Civil de Porto Alegre (arquivo)

A Defesa Civil de Porto Alegre entrou em estágio de alerta para a possibilidade de cheia do Guaíba. Até as 13h15, a água em estava em 2,12 metros na régua do Cais Mauá, no Centro Histórico. A Capital entra em nível de alerta para enchente quando a marca supera os 2,10 metros.

Conforme o órgão, há possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas de Porto Alegre, especialmente no bairro Arquipélago e na zona sul. O motivo é o escoamento dos rios Jacuí e Taquari, que vem aumentando o nível do Guaíba na Capital.

O aumento do nível poderá ter início nesta quarta-feira (6) e se estender até sábado (9), de acordo com a Defesa Civil. Até o momento, não há risco iminente para a população, mas é importante que os moradores fiquem atentos a novos alertas.

Em 2015, Guaíba alcançou 2,94 metros

Em 2015, durante outro evento de El Niño, o Guaíba alcançou o seu segundo maior nível desde a grande cheia de 1941. Segundo estimativa da SPH/RS (Superintendência de Portos e Hidrovias), no entanto, o lago alcançou os 2,94 metros às 21h45min do dia 12 de outubro.

A situação foi tão extremada que, por motivo de precaução, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu fechar emergencialmente as 14 comportas do Cais do Porto da Capital.

Em setembro de 1967, a cheia do Guaíba foi de 3,13 metros, sendo a segunda maior a ser registrada pela SPH, só perdendo para a Grande Cheia de 1941 quando, entre abril e maio, Porto Alegre teve 25% da população afetada pelo Guaíba, que atingiu 4,75 metros.