EM SOBREAVISO

Porto Alegre e Canoas entram em alerta para temporais

Uma frente fria, associada um centro de baixa pressão atmosférica, deve provocar chuva forte e tempestades.

Carro da Defesa Civil de Canoas em uma rua escura, com galhos de árvore caídos e iluminação artificial.
Carro da Defesa Civil de Canoas em uma rua escura, com galhos de árvore caídos e iluminação artificial. Crédito: Renan Caumo / Prefeitura de Canoas

A Defesa Civil de Porto Alegre e o Escritório do Clima de Canoas divulgaram alertas para a possibilidade de temporais entre o domingo (1º) e segunda-feira (2). Uma frente fria, associada um centro de baixa pressão atmosférica, deve provocar chuva forte e tempestades.

Em Porto Alegre, a Defesa Civil de Porto Alegre e a Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergências) entraram em estado de atenção. O motivo é a previsão de chuvas fortes, rajadas de vento significativas, e risco de alagamentos.

Canoas, na região metropolitana, anunciou uma operação especial para mitigar os problemas causados pela tempestade.

Conforme a prefeitura, as oito casas de bombas vão ter plantão de equipes, suporte de motobombas e geradores à disposição em caso de falta de energia elétrica. Os servidores municipais estão orientados a ficar em alerta para dar suporte em situações de alagamentos ou danos causados pelos ventos.

Outros municípios da região metropolitana de Porto Alegre não divulgaram, até a publicação deste conteúdo, advertências em seus portais ou redes sociais.

Previsão para a região metropolitana

(Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Domingo (1°): A atuação de um sistema de baixa pressão deve provocar chuvas intensas. Os acumulados podem chegar a 55 mm, acompanhadas de ventos fortes, variando entre 60 km/h e 80 km/h, descargas elétricas e possível queda de granizo.  

Segunda-feira, 2: As condições adversas persistem durante a madrugada e manhã, com acumulados de até 30 mm, além de rajadas de vento e descargas elétricas.