A chuva intensa com vento causa vários transtornos em Porto Alegre neste domingo (12). Oito bairros da Capital gaúcha tiveram ocorrências até o momento.
Quatro postes localizados na rua Osvaldo Pereira de Freitas, nos fundos do Carrefour, no bairro Partenon caíram com o vento. Parte do abastecimento do bairro está afetado. A CEEE Equatorial foi acionada, de acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
Também foram registrados destelhamentos e, ao menos, cinco quedas de árores. As ocorrências foram registradas nos bairros Restinga, Partenon, Ponta Grossa, Lomba do Pinheiro, Lami, Mario Quintana, Sarandi e Passo das Pedras. Nove famílias estão acolhidas na casa de parentes ou vizinhos.
A Voluntários da Pátria, entre Adelino Machado de Souza e Graciano Camozzato; na Dona Teodora, entre Frederico Mentz e Voluntários da Pátria; e na A.J. Renner, entre Lima Barreto e Adelino Machado de Souza registram pontos de alagamento.
Chuva ultrapassa média mensal
Porto Alegre registra 109 milímetros de chuva entre as 13h de sábado e o mesmo horário deste domingo, segundo dados da estação pluviométrica do Jardim Botânico. A média de precipitação para novembro em Porto Alegre é de 105,5 milímetros.
A Defesa Civil monitora a situação do nível do Guaíba e a possibilidade de alagamentos na zona sul de Porto Alegre e no bairro Arquipélago. No entanto, o nível no Cais Mauá encontra-se em 1,43 metro. A cota de alerta é de 2,50 metros e a cota de inundação é de 3 metros.