A partir desta quarta-feira (15), 10 novos totens de monitoramento climático da Defesa Civil passam a operar em Porto Alegre. A prefeitura adquiriu os equipamentos por meio de repasse de R$ 2,71 milhões da Cyrela Goldsztein.
O objetivo é contribuir para a melhoria da estrutura de prevenção a riscos de desastres e ações de socorro e reconstrução. O repasse ocorreu mediante TASCC (Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida). Além da instalação, a Cyrela irá promover a manutenção mensal dos itens pelo período de 12 meses.
Os totens realizam diferentes medições. Entre elas a do volume de precipitação, velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, pressão, qualidade do ar e radiação solar. Além disso, eles contam ainda com câmeras de videomonitoramento e alto-falantes de grande potência. Assim, a ideia é criar campanhas educativas e preventivas e o envio de alertas de perigo em tempo real e imediato.
Por fim, além do equipamento no Arroio Moinhos, a prefeitura de Porto Alegre instalou equipamentos em outros nove pontos da cidade. São eles: na Ilha Grande dos Marinheiros, no Arroio Passo das Pedras, em dois locais do Arroio Sarandi, entre os bairros Humaitá/Vila Farrapos, na Ilha da Pintada, na Barragem Lomba do Sabão, no Arroio Guarujá, e na Travessa do Espigão.
A inauguração contou, além disso, com uma visita ao Cemadec (Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil) (Rua Buenos Aires, 156 – Jardim Botânico). O espaço recebeu novos equipamentos para garantir o pleno funcionamento das atividades, e foi remodelado também como parte da contrapartida da Cyrela Goldsztein.