transtornos

Pelotas registra alagamentos devido ao ciclone

De acordo com o registro pluviométrico do Sanep, foram 95 milímetros de precipitação entre a terça e quarta-feira.

Famílias foram para casas de parentes e estão sendo acompanhadas pela prefeitura. Fotos: Rafaela Dutra / Prefeitura de Pelotas

Pelotas, na região Sul do Estado, registrou pontos de alagamento devido às chuvas associadas ao ciclone extratropical que atingiu o RS nesta quarta-feira (26). O município foi um dos mais atingidos pela tempestade de duas semanas atrás. Desta vez, as instabilidades foram mais fracas na região.

Ao menos três famílias tiveram que deixar suas casas no município. Elas são moradoras do bairro Arco-íris e precisaram deixar suas casas em razão do avanço das águas do canal e foram removidas durante a manhã com ajuda dos Bombeiros.

“Fomos até local verificar a necessidade de acolhimento das famílias desalojadas. Elas resolveram ir para casas de parentes e estamos avaliando outras necessidades, como alimentos, roupas e cobertores. A assistente social mantém acompanhamento constante dessas famílias”, explicou o secretário de Assistência Social, o secretário Tiago Bündchen.

De acordo com o registro pluviométrico do Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas), foram 95 milímetros de precipitação entre a terça e quarta-feira. Isso representa 66% da média histórica prevista para o mês de julho, conforme levantamento do Departamento de Agrometeorologia da Emprapa/UFPel.

A coleta de lixo teve dificuldades de acessar algumas localidades, pela manhã, como no Balneário dos Prazeres, Pontal da Barra, Getúlio Vargas, Jardim do Prado e os ecopontos da Balsa e Laranjal. Na rua Doutor Maximiano Pombo Cirne no Solar da Figueira, o caminhão não conseguiu entrar por causa de fiação elétrica rompida.