ESTRAGOS NO LITORAL NORTE

Osório contabiliza 80 casas destelhadas após temporal; veja fotos

Levantamento da prefeitura aponta prejuízos em diversos bairros. Sete escolas e empresas também sofreram danos.

O número de casas atingidas pelo temporal em Osório, no Litoral Norte, praticamente dobrou. O temporal com ventos fortes e chuva intensa atingiu o município na noite de domingo (16).

Conforme levantamento da prefeitura do município, ao menos 80 imóveis tiveram destelhamento. No entanto, a estimativa é que esse número aumente conforme ocorra o registro das ocorrências.

O episódio mais grave ocorreu com o desabamento da lona do Circo Fox. Ao menos dez pessoas tiveram ferimentos. Duas necessitaram de encaminhamento para hospitais em Porto Alegre e Tramandaí.

Além das residências, empresas tiveram vidraças quebradas e telhados arrancados. Sete escolas municipais também registraram avarias em suas coberturas.

Os bairros mais afetados foram Serramar, Laranjeiras, Medianeira, Caravágio, Várzea do Padre e Albatroz, sendo que, neste último, o problema principal foi o acúmulo de água nas ruas, de acordo com a administração municipal.

Ações da prefeitura

Ainda na noite de domingo, a prefeitura disponibilizou um telefone para atendimento às famílias atingidas, com prioridade na distribuição de lonas.

Nas primeiras horas desta segunda-feira, equipes da Secretaria de Obras iniciaram a limpeza das ruas e a remoção de galhos de árvores. Segundo o prefeito Romildo Bolzan Júnior, todas as secretarias estão mobilizadas para ajudar a população.

“Estamos com a prefeitura mobilizada para atender a população, desde a nossa Defesa Civil, desde ontem, como as secretarias de Assistência Social, Obras, Educação e Meio Ambiente. Pela manhã, visitei todos os bairros atingidos e estamos atendendo as famílias”, conforme o prefeito.

A população pode solicitar lonas e telhas pelo telefone (51) 99591-3047, com Alencar.