FRIO INTENSO

Onda de frio provoca neve e sensação térmica negativa no RS

Fenômeno foi registrado em São José dos Ausentes e Cambará do Sul na manhã deste sábado (9).

São José dos Ausentes registra segunda neve de 2025. Crédito: Prefeitura de São José dos Ausentes
São José dos Ausentes registra segunda neve de 2025. Crédito: Prefeitura de São José dos Ausentes

A quinta onda de frio do ano trouxe a neve de volta ao Rio Grande do Sul neste sábado (9), com registros nos Campos de Cima da Serra. Em São José dos Ausentes, a precipitação começou por volta das 5h, acompanhada de chuva congelada. A temperatura era de 0,4°C.

O fenômeno também foi registrado em Cambará do Sul. Na cidade, a mínima foi de 2,1°C, mas a sensação térmica chegou a –10°C devido a rajadas de vento de 35 km/h. Em Vacaria, a mínima foi de 0,1°C, com sensação de –3,7°C e ventos de até 30 km/h.

A massa de ar polar, associada à umidade de uma área de baixa pressão no Atlântico, manteve o céu encoberto, garoa e nevoeiro na Serra Gaúcha. Em Bento Gonçalves, os termômetros marcaram 2,9°C. Havia previsão de neve em áreas acima de 900 metros, especialmente entre Vacaria, Bom Jesus e Cambará do Sul.

A maior rajada de vento do Estado foi registrada em Capão do Leão, com 43,2 km/h. A mínima foi de 6,3°C. Em Porto Alegre, a manhã foi mais amena, com mínima de 8,7°C no Jardim Botânico e 9,4°C no Belém Novo.

Para domingo (10), o avanço de ar mais seco deve encerrar a condição para neve. O sol aparecerá em todo o Estado e há previsão de geada nas áreas serranas no início da semana.