Agora no Tempo

Onda de frio faz nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Segundo a meteorologia, termômetros registraram temperaturas negativas nos dois estados.

Uma massa de ar frio que atinge, desde o dia 18, a América do Sul baixou significativamente as temperaturas em diversas áreas do Brasil a ponto de nevar nas Serras gaúcha e catarinense. Segundo a meteorologia, estacões registraram temperaturas negativas, neve e chuva congelada em várias áreas dos dois estados.

Tendo por base dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e de alguns aeroportos do país, o Climatempo, site especializado em meteorologia, informou que, em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura ficou em -8°C nesta sexta-feira (21), por volta das 5 horas. A temperatura ficou negativa também nas cidades catarinenses de São Joaquim (-4°C) e Lages (-1°C). Em São José dos Ausentes e Quaraí, no RS, os termômetros marcaram -4°C. Em Vacaria, -3°C. No sul do Paraná, em Dom Pedrito (RS) e em Xanxerê (SC), foi registrado 0°C.

Com isso, “várias áreas das serras gaúcha e catarinense registraram neve e chuva congelada na tarde e noite desta quinta-feira, 20 de agosto”, informou o Climatempo. De acordo com o site, esses fenômenos ocorreram em São Francisco de Paula, São Joaquim, Nova Petrópolis, Gramado, São José dos Ausentes, Cambará do Sul e Canela.

“As condições para nevar no Sul do Brasil são ainda maiores nesta sexta-feira, 21 de agosto, e algumas áreas terão geada. A grande e forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil, e permitiu a ocorrência de neve, vai atuar com mais força ainda nesta sexta-feira”, acrescenta.

Há previsão de neve e outros tipos de precipitação de inverno nesta sexta na serra do Rio Grande do Sul, na serra e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. Em todas estas áreas, o céu fica nublado e faz muito frio o dia todo.

Imagens de satélites mostram nebulosidade sobre o Sul do Brasil, que pode resultar em grande quantidade de nuvens e condições para chuva no centro-norte e leste do Paraná e no nordeste e leste de Santa Catarina.

“Ao contrário da neve, a geada é um fenômeno que ocorre quando o céu está com pouca ou nenhuma nebulosidade e faz bastante frio. Quase todo o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina já estavam praticamente sem nuvens. São nestas áreas que a geada se forma já na madrugada e ao amanhecer desta sexta-feira, 21. A geada também deve ocorrer no sudoeste do Paraná, região de Foz do Iguaçu”, acrescenta.