Rio Grande do Sul - A previsão para os próximos dias indica o avanço de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul. O sistema vai provocar chuvas irregulares e manter as temperaturas amenas.
Os dados constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 12/2025, elaborado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Emater/RS-Ascar e Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Conforme o boletim, nesta sexta-feira (11), uma área de alta pressão sobre o oceano segue direcionando umidade para o continente. Essa condição favorece a formação de nuvens e a ocorrência de chuva no Litoral, especialmente com volumes moderados. Porto Alegre teve pancadas de chuva isoladas nas primeiras horas da manhã.
Fim de semana com instabilidades localizadas
No sábado (12), a frente fria avança pelo território gaúcho, com previsão de áreas de instabilidade principalmente nas regiões Norte e Sul do Estado. O cenário se mantém no domingo (13), quando há possibilidade de precipitações esparsas em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Para a segunda-feira (14), a tendência é de que a frente fria já esteja em deslocamento para o Oceano. Nesse período, o tempo deve permanecer firme na maior parte do Estado, com exceção do Litoral, onde ainda são esperadas chuvas isoladas e maior nebulosidade.
Nova rodada de chuvas a partir de terça-feira
A partir da terça-feira (15), instabilidades que se formam no Noroeste do Estado começam a avançar para o centro do território gaúcho. A previsão indica que essas áreas de chuva devem se expandir gradualmente, alcançando também o Sul, a Região Central e parte do Litoral até a quarta-feira (16).
O prognóstico geral aponta redução no volume total de chuvas na comparação com esta semana. No entanto, há expectativa de acumulados mais expressivos nas regiões Norte, Noroeste e Centro do Estado, além da faixa litorânea.
Previsão de volumes entre 30 mm e 100 mm
De acordo com o Boletim Agrometeorológico, os volumes de chuva previstos para os próximos sete dias variam entre 30 mm e 100 mm nas regiões com maior influência das instabilidades. Já nas demais áreas, os acumulados devem ser mais baixos, não ultrapassando 30 mm ao longo da semana.
Os meteorologistas alertam que, apesar de irregulares, as precipitações podem beneficiar culturas agrícolas em fase de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que exigem atenção de produtores em áreas vulneráveis ao excesso de umidade, especialmente no Litoral e no Norte do Estado.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- boletim meteorológico
- Chuva
- Emater/RS-Ascar
- Irga
- Seapi