O nível do Guaíba chegou, às 18h desta quarta-feira (8), a 5,03 metros. Na comparação com o mesmo horário de ontem (7), a diminuição é de 19 centímetros. Conforme a Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul) os picos foram de 5,33 metros, registrados na manhã do dia 5 e na noite do dia 6.
Contudo, mesmo com essa queda, a tendência de diminuição do nível do Guaíba dependerá das condições do tempo nos próximos dias. Além da chuva que atravessou o estado desde ontem e durante todo o dia de hoje, já há uma previsão, confirmada tanto pela Sema quanto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de tempestades na metade norte do território gaúcho de sexta-feira (10) a domingo (12).
Conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), pode haver um “repique” por efeito das chuvas previstas para o final de semana, podendo retornar a marca dos 5 metros. Caso as chuvas não se confirmem, há uma tendência de redução gradual, mas ainda mantendo-se acima de 4 metros por mais de uma semana. A título de comparação, destaca o Instituto, na cheia de 1941, o nível da água demorou 32 dias para chegar aos 3 metros.
Assim, os cenários de previsão do Instituto, que até agora se confirmaram, reafirmam cheia duradoura. Com níveis elevados acima de 5 metros nos próximos dias, podendo reduzir lentamente para abaixo dos 5 metros durante a semana.
Previsão
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, na mesma linha da Sema e do Inmet, prevê elevada precipitação nos próximos 5 dias. Os acumulados podem ser maiores do que 200 mm entre sexta-feira e domingo no norte do RS (Guaíba e Taquari-Antas). Também há possibilidade de maiores volumes nos próximos 10 dias. Além disso, há previsão de vento sul mais intenso a partir de sábado/domingo (> 30 km/h).