Arquipélago

Nível do Guaíba volta a subir e famílias deixam casas nas Ilhas

O nível da água no Cais Mauá chegou a 2,68 metros às 7h da manhã, mas recuou para 2,64 metros ao meio-dia.

Foto: Pedro Piegas / PMPA

O nível do Guaíba voltou a subir nesta terça-feira (19), em Porto Alegre. Conforme dados da ANA (Agência Nacional de Águas), o nível da água chegou a 2,68 metros às 7h da manhã, mas recuou para 2,64 metros ao meio-dia. No dia 14 de setembro, a régua chegou a registar 2,70 metros de profundidade no Cais Mauá.

A cota de alerta no Centro de Porto Alegre é de 2,55 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros. Já na Ilha da Pintada, a cota de inundação é de 2,2 metros e foi ultrapassada. A leitura mais recente da régua no bairro Arquipélago, que é feita manualmente, apontou 2,36 metros.

Sete pessoas de uma mesma família foram resgatadas na manhã desta terça-feira, na Ilha Grande dos Marinheiros. Todos foram encaminhados ao abrigo provisório montado na Escola Estadual Alvarenga Peixoto. Um homem de 58 anos, que chegou sozinho ao local, já se encotrava abrigado desde o início da manhã.

“Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça-feira na Capital. Atualmente, o vento sopra na direção Sudeste – o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba. Seguimos mobilizados com todos os órgãos de pronta-resposta para dar assistência aos moradores de todas as regiões”, afirma o Cel. Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.

Por causa da cheia do Guaíba, as Unidades de Saúde Ilha da Pintada e Ilha do Pavão estão fechadas em decorrência dos alagamentos. A alternativa é a US Ilha dos Marinheiros, que atende a população normalmente nesta terça.