O MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) reconheceu a situação de emergência em seis cidades do País atingidas por desastres. Estão na lista municípios dos estados da Bahia, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.
Na Bahia, o município de Nordestina enfrenta um período de estiagem, assim como a cidade de Dirceu Arcoverde, no Piauí. Já no Pará, Santa Maria do Pará foi castigada por fortes chuvas.
Por fim, no Rio Grande do Sul, o município de Jóia foi atingido por queda de granizo, enquanto Nova Candelária e Passa Sete foram afetados por vendaval e chuvas intensas durante a passagem do ciclone extratropical em julho, respectivamente.
No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.164.
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.