O MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 10 municípios atingidos pelo ciclone. A tempestade, que trouxe chuva extrema e vento forte, causou a morte de 16 pessoas, fez que milhares de pessoas tivessem que ir para abrigos públicos ou casas de parentes, e fez milhares de famílias perderem móveis e eletrodomésticos.
Foram reconhecidos os decretos de Três Forquilhas, Sapiranga, Igrejinha, Nova Hartz e Teutônia, castigados por chuvas intensas; Rolante, Harmonia e Picada Café, atingidas por enxurradas; e São Sebastião do Caí e Brochier, atingidas por inundações.
Outros cinco municípios também decretos de situação de emergência reconhecidos: as cidades de Glorinha, Terra de Areia e Sapucaia do Sul, castigadas por fortes chuvas, com decretos publicados no dia 22 de junho. Por fim, São Vendelino e Gramado foram afetadas por enxurradas, com decretos também do dia 22.
A partir do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos federais para atendimento à população, retomada de serviços essenciais, se necessário; e e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
- Agora no Tempo
- Cotidiano
- Litoral Norte
- Redes Sociais
- Região Metropolitana
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Paranhana
- Vale do Sinos
- Vales
- Brochier
- ciclone
- ciclone no RS
- Glorinha
- Gramado
- Harmonia
- Igrejinha
- Nova Hartz
- Picada Café
- Rio Grande do Sul
- Rolante
- São Sebastião do Caí
- São Vendelino
- Sapiranga
- Sapucaia do Sul
- Terra de Areia
- Teutônia
- Três Forquilhas