Os órgãos nacionais de meteorologia emitiram alertas para o risco de temporais no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (6). Tanto CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) quanto o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) têm advertências válidas para o dia de hoje.
Conforme o CPTEC, a área sob aviso é a Campanha, Fronteira Oeste, Noroeste e partes do Centro e Norte do RS. De acordo com o órgão, ocorrerão pancadas de chuva que, localmente, serão de forte intensidade. A chuva pode ser acompanhada de descargas elétricas e, ocasionais rajadas de vento e queda de granizo.
O CPTEC alerta que poderão ocorrer volumes expressivos de precipitação de forma pontual. Entre o Oeste e o Centro-Sul do RS ocorrerão temporais localizados entre a tarde e noite.
Ainda de acordo com o órgão, há possibilidade de ventos fortes em todo o litoral gaúcho. As rajadas podem ter intensidade moderada a forte.
Da mesma forma, o INMET adverte para o risco de tempestades em todo o Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, há possibilidade de pancadas de chuva com acumulados, ventos intensos e queda pontual de granizo. O Instituto aponta que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O INMET também adverte para a possibilidade de ventos fortes na costa gaúcha. O Serviço Meteorológico Marinho não divulgou alerta para ressaca no mar.
Como se prevenir de um temporal
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).