Saldo da tempestade

Mais de 290 mil clientes seguem sem luz no RS por causa do ciclone

Em Porto Alegre, os cortes de luz comprometem o fornecimento de água. São 250 mil unidades na área da CEEE Equatorial e mais 45 mil na área da RGE Sul.

Bairro Ponta Grossa, em Porto Alegre, alagado por causa da chuva forte. Crédito: Rodger Timm / PMPA

O abastecimento de energia elétrica segue comprometido para milhares de consumidores do Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical que atingiu parte do Estado causou a morte de três pessoas. Outras onze estão desaparecidas, conforme dados da Defesa Civil.

A maior parte dos problemas de fornecimento de energia nas regiões atingidas pelo ciclone é na área da CEEE Grupo Equatorial. Até às 18h de hoje (16), eram 250 mil unidades consumidoras sem energia na área de concessão.

As regiões mais afetadas são a metropolitana, com 205 mil clientes sem energia, e o Litoral Norte, com 40 mil. Outros 5 mil pontos são registrados em outras regiões da área de concessão. Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Tramandaí, Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul e Balneário Pinhal.

Na Capital, os problemas de abastecimento de energia comprometem o fornecimento de água. Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), 80 bairros podem ter falta de água.

A CEEE afirma que “os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso”. Para restabelecer o fornecimento, são necessários, em algumas ocasiões, serviços complementares, como alagamentos, retirada de objetos que caíram sobre a fiação e reconstituir a rede elétrica.

A RGE Sul tem 45 mil unidades consumidoras com o fornecimento interrompido. A região metropolitana é a mais atingida, com problemas de distribuição principalmente em Canoas e Gravataí. A concessionária afirma que alagamentos impedem o retorno do fornecimento de energia elétrica para 15 mil clientes.

Como entrar em contato com a CEEE Equatorial

Mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– _Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
– Tel.: 0800 721 2333
– Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).

Atendimetno da RGE Sul

  • SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
  • WhatsApp: (51) 9 9955-0002.
  • Site: www.rge-rs.com.br
  • App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS).
  • Call Center: 0800 970 0900.