Ação da Defesa Civil

Lonas são entregues a cidades atingidas por temporais

Em Porto Alegre, a Defesa Civil Municipal registrou 32 ocorrências, sendo 21 sobre destelhamento de casas.

Foto: Prefeitura de Harmonia / Divulgação

A Defesa Civil entregou lonas aos municípios atingidos pelas fortes chuvas e os fortes ventos no Rio Grande do Sul. Várias cidades tiveram destelhamentos.

No município de Harmonia, na região do Vale do Caí, a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil prestou auxílio e realizou a entrega de 1.200 metros quadrados de lonas. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, cerca de 80 residências foram atingidas, além de um Ginásio Municipal e uma igreja com danos no telhado.

Na cidade de Santa Cruz do Sul, ocorreu o desabamento de uma residência, em que uma criança foi atingida e teve ferimentos leves. Outras 20 residências com danos nos telhados e árvores caídas. A prefeitura distribuiu lonas e desobstruiu vias.

Em Capela de Santana, a Coordenadoria Regional da Defesa Civil prestou suporte ao município e distribuiu mais de 1.200 metros quadrados de lonas à população atingida. Conforme a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, aproximadamente 50 casas foram atingidas.

São Sebastião do Caí registrou três residências com destelhamento. A prefeitura prestou suporte às famílias. Na cidades de São José do Sul e Triunfo residências apresentaram danos parciais. Em Canguçu, houve alagamento em dois bairros e alguns danos em residências.

Danos em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Defesa Civil Municipal registrou 32 ocorrências, sendo 21 sobre destelhamento de casas. Cerca de 80 famílias foram atingidas. Lonas foram distribuídas ainda na noite de sábado na Restinga e bairro Lajeado.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu cerca de 71 milímetros em apenas uma hora na região, equivalente a 65% da média mensal, o que contribuiu para que as tubulações não conseguissem escoar toda a água.