O inverno tem início nesta quarta-feira (21) às 11h58 (Horário de Brasília) e termina em 23 de setembro, com o equinócio da primavera.
Segundo a Climatempo, a estação promete entrada de mais umidade sobre a Região Sul, devido à um fluxo maior de ar quente e úmido aumentando a chuva no Rio Grande do Sul no decorrer do inverno, efeitos do El Niño.
A previsão do tempo aponta que a partir de sábado (24) a máxima vai passar de 25°C em diversas cidade gaúchas, e segue ao longo da semana, principalmente na Região Central e Região Metropolitana.
Conforme o prognóstico da Climatempo, o mês de julho tende a ser mais úmido no Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva ficam um pouco acima do normal, principalmente na Região Sul do Estado.
Com a intensificação do escoamento de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, a variação térmica será o destaque durante o mês de julho, mas não quer dizer que o calor será intenso.
Ondas de frio
A Climatempo ressalta que agosto tende a ser o mês mais frio da estação no Rio Grande do Sul. A umidade continua forte sobre o território gaúcho. A chuva aumenta e chove um pouco acima do normal em todas as áreas do Estado.
Para agosto, a previsão aponta massas de ar frio e seco sobre o Estado, provocando ondas de frio, com potencial mais para geadas.
Setembro será mais úmido e ameno no Rio Grande do Sul. Com a atuação do ar quente e úmido, as temperaturas ficam um pouco acima no leste gaúcho, afirma a Climatempo.