FIQUE ATENTO

Instabilidades ganham força no RS nos próximos dias, aponta previsão

A partir de terça, as instabilidades ganham força e não se descarta temporais pontuais com chuva moderada a forte.

A segunda-feira (24) iniciou com instabilidades atuando entre a Campanha e a região Sul do RS. A previsão, no entanto, é que as chuvas ganhem força entre a terça (25) e quarta-feira (26).

Conforme a Sala de Situação, uma baixa pressão associada a um fluxo de umidade causam chuvas moderadas a pontualmente fortes com trovoadas na metade Sul do Estado nesta segunda-feira. Na região da Campanha e Sul gaúcho, os acumulados devem variar entre 25 e 40 millímetros.

Na metade Norte, o sol predomina entre poucas nuvens e as máximas se elevam durante a tarde. Na região metropolitana, incluindo Porto Alegre, não há previsão de chuvas expressivas. Por causa da umidade que sopra do mar, pode ocorrer garoa em pontos isolados.

A partir da terça, a situação muda na Metade Sul do RS, área já muito atingida pelo ciclone de duas semanas atrás. As instabilidades ganham força e não se descarta temporais pontuais com chuva moderada a forte, com trovoadas. Os acumulados variam entre 30 a 45 mm/dia e pontualmente 75 mm/dia.

Na quarta-feira (26), com a formação de um ciclone no Uruguai, as chuvas se espalham pelo Rio Grande do Sul, mas permanecem mais intensas na Campanha, Missões, Centro e Sul gaúcho. No Litoral são esperados ventos entre 40 e 60 km/h e ressaca.

A tendência é que as instabilidades avancem para a faixa Leste do Estado na quinta-feira (27).