
Rio Grande do Sul - O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas climáticos para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (2). Os avisos envolvem diferentes níveis de severidade, desde chuvas intensas até tempestades com granizo e risco de alagamentos.
Os alertas cobrem grande parte do território gaúcho, incluindo Porto Alegre, Serra, Região Central, Vales, Litoral Norte, Noroeste e Campanha, além de atingirem também outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Alerta amarelo de chuvas intensas
Este aviso teve início às 10h desta quarta-feira e segue válido até as 10h de quinta-feira (3). Ele prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h. O risco é considerado baixo, mas pode haver queda de galhos, descargas elétricas e pontos de alagamento.
Conforme a advertência, as áreas afetadas incluem o Noroeste, Norte, Serra Gaúcha, Litoral Norte, Vales, parte da Região Central e Costa Doce.
Outros estados também estão sob o mesmo aviso. A lista é longa: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Amapá, Amazonas, Pará e Acre.
Alerta laranja de tempestade (Perigo)
Este é o alerta mais severo do dia, com validade das 11h às 22h desta quarta-feira. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos, de acordo com o Inmet.
As regiões mais vulneráveis a esse fenômeno são a Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha, Litoral Norte, Vales, Norte e parte do Noroeste do Estado. Também estão na área em alerta parte de Santa Catarina e Paraná.
Alerta laranja de acumulado de chuva
Com início às 9h30 e término previsto para 15h desta quarta-feira, este alerta aponta acúmulo de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios, especialmente em cidades com histórico de tais ocorrências.
As áreas atingidas são o Sul do Estado e parte da Campanha, conforme a advertência.
Recomendações do INMET
O INMET recomenda que a população evite sair de casa durante o mau tempo, não se abrigue sob árvores, e desligue os aparelhos eletrônicos da tomada em caso de rajadas de vento. Em locais de risco, portanto, como encostas ou áreas sujeitas a alagamento, o ideal é redobrar a atenção.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).