INSTABILIDADE

INMET publica três alertas de tempestade para o RS

INMET alerta pra risco de temporais com ventos de até 100 km/h e queda de granizo em diversas regiões do Estado.

Nuvens escuras e ameaçadoras cobrem o céu, indicando a possibilidade de uma tempestade no Rio Grande do Sul.
Crédito: divulgação

Rio Grande do Sul - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três novos alertas para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (28). As advertências apontam risco de tempestade e chuvas intensas em grande parte do território gaúcho.

Entre no canal de notícias do Agora RS no WhatsApp

São dois alertas laranja de tempestade. Eles abrangem os extremos do território gaúcho. Um, uma faixa entre a Fronteira Oeste, Campanha e a região Sul do Estado. Enquanto que o outro, trechos entre o Norte e a Serra gaúcha.

Conforme os alertas laranjas de tempestade, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. De acordo com o Inmet, há previsão de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou 50 e 100 mm/dia (milímetros por dia), com ventos intensos entre 60-100 km/h (quilômetros por hora).

Alerta no Sul gaúcho

O alerta laranja de tempestade tem vigência entre 11h da manhã e 18h. Confira as regiões afetadas.

Alerta laranja de tempestade emitido pelo Inmet
Crédito: reprodução / Inmet

Alerta entre o Norte e a Serra

Já para as regiões Norte e da Serra gaúcha, o risco de tempestade é entre 13h e 20h, de acordo com o alerta. Confira as áreas em risco.

Alerta laranja de tempestade emitido pelo Inmet
Crédito: reprodução / Inmet

Alerta amarelo

Além desses dois alertas, há risco de tempestades em todas as outras regiões gáuchas. Um alerta amarelo entra em vigor às 13h, apontando risco de temporais até as 23h desta sexta-feira.

Conforme o INMET, há possibilidade de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento e queda de granizo. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia.

Alerta amarelo de tempestade emitido pelo Inmet
Crédito: reprodução / Inmet