O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou duas advertências para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul. Os alertas amarelo e laranja de tempestade apontam risco de transtornos em grande parte do Estado.
Conforme a previsão do tempo, o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade ganham força e provocam chuva em parte do RS. Há risco de tempestade e queda de granizo nestas regiões.
O mais intenso deles é laranja, de médio potencial, e vale para áreas da Fronteira Oeste, Campanha e parte do Sul do RS. O Inmet prevê acumulados na casa dos 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos e transtornos. A advertência tem validade entre 12h (meio-dia) e 23h59 desta quarta-feira.
O outro alerta do dia é amarelo, o de menor intensidade. O aviso é válido para a parte restante da Fronteira Oeste, o Noroeste, para a região Central, Costa Doce, parte do Sul, e parte dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Para as cidades destas regiões, a precipitação de ve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Podem ocorrer rajadas de vento entre 40 a 60 km/h, e queda de granizo. A advertência tem validade entre 12h (meio-dia) e 23h59 desta quarta-feira.
O que diz a previsão do tempo
Nesta quarta-feira (20), o calor predomina em praticamente todo o território gaúcho. Na Campanha e Sul gaúcho há risco para tempestades com chuva e vento intensos acima dos 80 km/h. Não se descarta eventual queda de granizo, devido ao avanço de uma frente fria.
No restante do Estado, há condições para chuva fraca a moderada com descargas elétricas. Além disso, as temperaturas máximas variam entre 31 e 36°C em boa parte do Estado, devido aos ventos úmidos e quentes que sopram do norte com velocidades entre 40 e 70 km/h nas Missões, Oeste, Campanha, Sul eCentro.