
O Rio Grande do Sul está sob alerta para temporais entre este sábado (20) e domingo (21), de acordo com avisos emitidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A combinação entre um sistema frontal e a formação de um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa, vendavais e queda de granizo, com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões.
Sábado: temporais ganham força
Desde a manhã deste sábado, áreas da Fronteira Oeste, parte da Campanha, região Central e Noroeste estão sob alerta laranja (perigo). As chuvas podem variar entre 50 e 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e granizo. O risco envolve quedas de árvores, danos em plantações, corte de energia e alagamentos.
Também há um alerta amarelo (perigo potencial) válido para praticamente todo o Estado, incluindo a Serra, região Metropolitana, Vales, Litoral Norte, Costa Doce e parte da região Sul. Nesses locais, a previsão é de chuva moderada e ventos de até 60 km/h, com risco menor, mas ainda presente, de transtornos.
Domingo: risco elevado e alerta vermelho em parte do Estado
A situação se intensifica no domingo, quando entra em vigor um alerta vermelho (grande perigo) para a Fronteira Oeste, Centro e parte da região Sul. A previsão é de chuva superior a 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e granizo. O INMET alerta para danos estruturais, alagamentos e interrupções no transporte rodoviário.
Simultaneamente, todo o território gaúcho estará sob alerta laranja (perigo), com previsão de chuvas entre 50 e 100 mm, ventos de até 100 km/h e riscos significativos de impacto urbano e rural.
Mudança brusca no tempo inclui queda de temperatura e risco de vendaval
Além das tempestades, o INMET emitiu alerta de declínio acentuado de temperatura entre domingo à noite e a segunda-feira (22), com queda superior a 5°C e risco à saúde, especialmente na região Sul, Campanha e Fronteira Oeste.
Outro aviso vigente a partir do meio-dia de domingo aponta para vendaval com rajadas entre 40 e 60 km/h em áreas da Serra, Norte e Noroeste. Nesses locais, há risco de queda de galhos e instabilidade na rede elétrica.
Recomendações de segurança
O INMET e a Defesa Civil recomendam que a população:
- Evite áreas abertas e próximos a árvores durante temporais.
- Não se abrigue sob estruturas metálicas ou isoladas.
- Desligue aparelhos eletrônicos durante raios e trovoadas.
- Em caso de alagamento, evite transitar em ruas inundadas.
- Mantenha atenção a possíveis alertas por SMS 40199 (basta enviar o CEP).
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Defesa Civil
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- Tempo no RS
- Temporal
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
